Observei que, os
espaços da sala de aula se mantinham de acordo com a organização de cada
professor, quanto a organização, aos enfeites, aos recursos facilitadores do desenvolvimento
como, a chamadinha, calendário, alfabeto, dependia do capricho de cada
professor, na sala onde estagiei senti falta de um certo capricho, não
enxerguei como um ambiente que despertasse o interesse das crianças, que
favorecesse ao lúdico.
A creche em si, é muito
grande, com cinco turmas de alunos com três anos, quatro turmas de dois anos,
uma turma de um ano, quatro turmas de pré-escola, refeitório, sala de leitura,
quadra, parquinho infantil, etc.
Por ser uma creche
municipal bem grande, o tempo das atividades de higiene, alimentação e
recreação são divididos por faixa etária, o café da manha e lanche da tarde são
servidos em sala e o almoço e a janta são feitos no refeito em horas
alternadas, com 30min de diferença de uma faixa etária para outra.
A organização do tempo
em sala não achei tão adequado, as crianças ficam o dia inteiro na creche, entram
as 7:30 AM e saem as 16:45 PM nesse tempo a professora só fica com eles a parte
da manha de 7:30 AM as 11:30 PM e é apenas nesse horário que eles fazem algum
tipo de atividade, depois disso as crianças assistem filme, brincam de forma
dispersa, ou com algum jogo, alem disso nada mais é feito a não ser os momentos
de higiene e a hora do soninho.
A atividade de sala de
leitura ocorre uma vez na semana para cada turma, e eu tiver o prazer de
presenciar um desses momentos, pois achei uma experiência incrível, pois lá tem
uma contadora de história que se entrega naquilo que esta fazendo, entra no
personagem, brinca e se diverte junto com a história e essa experiência é muito
importante para as crianças, pois pude ver que despertam nelas o desejo o
interesse pelo livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário