sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

2.5. Organização dos espaços e tempos

Observei que, os espaços da sala de aula se mantinham de acordo com a organização de cada professor, quanto a organização, aos enfeites, aos recursos facilitadores do desenvolvimento como, a chamadinha, calendário, alfabeto, dependia do capricho de cada professor, na sala onde estagiei senti falta de um certo capricho, não enxerguei como um ambiente que despertasse o interesse das crianças, que favorecesse ao lúdico.

A creche em si, é muito grande, com cinco turmas de alunos com três anos, quatro turmas de dois anos, uma turma de um ano, quatro turmas de pré-escola, refeitório, sala de leitura, quadra, parquinho infantil, etc.

Por ser uma creche municipal bem grande, o tempo das atividades de higiene, alimentação e recreação são divididos por faixa etária, o café da manha e lanche da tarde são servidos em sala e o almoço e a janta são feitos no refeito em horas alternadas, com 30min de diferença de uma faixa etária para outra.

A organização do tempo em sala não achei tão adequado, as crianças ficam o dia inteiro na creche, entram as 7:30 AM e saem as 16:45 PM nesse tempo a professora só fica com eles a parte da manha de 7:30 AM as 11:30 PM e é apenas nesse horário que eles fazem algum tipo de atividade, depois disso as crianças assistem filme, brincam de forma dispersa, ou com algum jogo, alem disso nada mais é feito a não ser os momentos de higiene e a hora do soninho.


A atividade de sala de leitura ocorre uma vez na semana para cada turma, e eu tiver o prazer de presenciar um desses momentos, pois achei uma experiência incrível, pois lá tem uma contadora de história que se entrega naquilo que esta fazendo, entra no personagem, brinca e se diverte junto com a história e essa experiência é muito importante para as crianças, pois pude ver que despertam nelas o desejo o interesse pelo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário